Na última sexta-feira, 12, Dale Gieringer fez a primeira compra legal de cannabis recreativa em uma feira estadual em Sacramento, Califórnia. Gieringer, diretor da Organização Nacional para a Reforma das Leis da Maconha (ONRLM) na Califórnia, celebrou tomando uma limonada com morango que continha 10 miligramas de THC. “À sua saúde”, disse ele durante o evento, que permitiu a venda de cannabis recreativa até 28 de junho.

Um regulador estadual descreveu a medida como “o próximo passo na socialização e normalização da cannabis”. David Hafner, porta-voz do Departamento de Controle de Cannabis da Califórnia, afirmou que, apesar da legalização desde 2016, ainda há oposição à cannabis, e esta feira é um passo para sua integração na sociedade.

Desde abril, a Alemanha legalizou o consumo recreativo de cannabis, permitindo que maiores de 18 anos carreguem até 25 gramas em vias públicas, cultivem até 50 gramas e mantenham três plantas por adulto em casa. A venda legal, porém, começará em três meses em “clubes sociais de cannabis”. Malta e Luxemburgo também legalizaram o consumo recreativo em 2021 e 2023, respectivamente. O ministro da Saúde da Alemanha, Karl Lauterbach, destacou que a nova lei ajudará a combater o tráfico de drogas.