A primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, retornou ao Brasil nesta segunda-feira (29) após representar o governo federal na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. A socióloga chegou à capital francesa com uma comitiva de sete assessores e permaneceu na cidade por quatro dias.

Durante sua estadia, Janja assistiu a competições com atletas brasileiros e participou de reuniões com ministros, prefeitos de diversas cidades internacionais, além de representantes de bancos e financiadores. Ela percorreu pelo menos 7,7 quilômetros e ficou hospedada em um hotel com diárias variando de R$ 6,5 mil a R$ 23,6 mil.

Janja foi designada para representar o Brasil depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que não poderia comparecer à edição deste ano. Foi a primeira vez na história das Olimpíadas que o governo brasileiro foi representado por uma primeira-dama.

Ao retornar ao Brasil, Janja postou uma foto em frente à Torre Eiffel, segurando uma bandeira do Brasil, e declarou que “com medalha ou sem medalha, todos já são vitoriosos”, em referência aos atletas brasileiros.

Reunião da Comissão Global para Finanças Urbanas

Janja chegou a Paris na quinta-feira (25) e seu primeiro compromisso foi a reunião da Comissão Global para Finanças Urbanas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento contou com a presença de prefeitos, bancos e financiadores.

Durante o encontro, a primeira-dama discursou sobre a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, lançada por Lula um dia antes, durante um encontro do G20 no Rio de Janeiro.