
Sob forte pressão internacional por transparência e suspeitas em torno do processo eleitoral que levou à reeleição do ditador Nicolás Maduro na Venezuela, o Partido dos Trabalhadores (PT), liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou uma nota na noite desta segunda-feira (29) enaltecendo as eleições no país vizinho.
Na publicação, feita no site do partido e assinada pela Executiva Nacional, o PT refere-se a Maduro como “presidente Nicolás Maduro, agora reeleito” e defende que ele “continue o diálogo com a oposição”. A ditadura chavista tem um histórico de prisão de adversários políticos, e vários dos principais opositores de Maduro foram impedidos de concorrer.
A divulgação dos resultados eleitorais, realizada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão controlado pelo governo de Maduro, ocorreu sem a publicação das atas de votação e com a exclusão de observadores eleitorais. Essa postura provocou repercussões internacionais significativas e protestos nas ruas de Caracas e outras regiões do país.
Apesar desse contexto, o PT classificou o processo como “uma jornada pacífica, democrática e soberana”. O partido também culpou as sanções internacionais, impostas devido às ações autoritárias de Maduro, pelos “graves problemas da Venezuela”.
Enquanto isso, o governo brasileiro tem adotado uma postura moderada em relação ao governo Maduro após a divulgação dos resultados. Em contraste, países como Estados Unidos, Argentina, Chile, Costa Rica, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai reagiram de forma contundente.
Nesta segunda-feira, em uma posição mais comedida, o Itamaraty pediu a divulgação das atas eleitorais pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela. Segundo o governo brasileiro, a divulgação desses dados é “indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”. Diferente do PT, o Planalto evitou reconhecer Maduro como “presidente reeleito”.
Confira, na íntegra, a nota do PT:
“O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela.
É importante que o presidente Nicolas Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.”








