A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta terça-feira, 6, sobre o aumento de casos de COVID-19 no mundo. Segundo a entidade, a doença continua “muito presente” em todos os países, especialmente na Europa, nas Américas e no Pacífico Ocidental, onde foram registradas novas ondas de infecções.
“A COVID-19 continua muito presente”, afirmou Maria Van Kerkhove, diretora da OMS para a Prevenção de Epidemias e Pandemias. “O porcentual de testes positivos vem aumentando nas últimas semanas. No geral, a porcentagem de positividade está em 10%. Na Europa, a porcentagem de positividade está acima de 20%.”
A OMS também alerta que variantes mais graves do Sars-CoV-2 podem surgir, e que eventos como os Jogos Olímpicos têm contribuído para a propagação do vírus. “Nos últimos meses, independentemente da estação do ano, muitos países registraram surtos de COVID-19, incluindo nos Jogos Olímpicos”, afirmou a epidemiologista. “Atualmente, há pelo menos 40 atletas que testaram positivo”.
A organização recomenda que os governos reforcem suas campanhas de vacinação, garantindo que os grupos de maior risco recebam a vacina anualmente.
Maria Van Kerkhove mencionou que a circulação do vírus pode ser de duas a 20 vezes superior aos números oficiais. A OMS considera o cenário alarmante, pois, à medida que o vírus se espalha e evolui, há um risco maior de surgirem variantes mais agressivas, que podem causar sintomas mais graves.
“Estou preocupada com isso”, disse Maria. “Os governos precisam continuar fornecendo às suas populações as ferramentas para se protegerem. Em relação aos indivíduos, é importante garantir ter recebido uma dose da vacina contra COVID-19 nos últimos 12 meses, especialmente se você é do grupo de risco,” acrescentou.