O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou a suspensão de novas ações eleitorais envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e Gilson Machado, ambos do Partido Liberal (PL). O pedido, feito nesta quarta-feira (7), tem como base eventos realizados em Recife, Pernambuco, nos últimos dois dias.

De acordo com o Blog do Jamildo, a petição foi apresentada à 5ª Zona Eleitoral do Recife, onde o MPE acusa Bolsonaro e Gilson de realizarem propaganda eleitoral irregular na capital pernambucana.

O promotor Édipo Soares Cavalcante Filho, responsável pela ação, argumenta que os dois políticos participaram de eventos que, embora descritos como recepções públicas, exibiam características típicas de campanha eleitoral, como presença de apoiadores, músicas e discursos.

Bolsonaro chegou na quarta-feira ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, onde foi recebido por uma multidão de apoiadores. Nesta quinta-feira (8), ele iniciou sua agenda com um encontro evangélico em Jaboatão dos Guararapes, antes de seguir para Gravatá, onde também reuniu simpatizantes. Bolsonaro permanecerá em Pernambuco até sábado (10), quando está prevista uma carreata.

O MPE busca impedir a realização da carreata e, se o pedido for aceito, Bolsonaro e Machado poderão enfrentar multas e restrições em suas campanhas futuras.