O apresentador Ratinho enfrentará a Justiça Federal por acusações de incitação à homofobia em seu programa do SBT, veiculado há cerca de um ano. O caso foi decidido pela 2ª Vara Criminal de Osasco (SP), que atendeu a um parecer do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e transferiu o processo para a Justiça Federal.

De acordo com a legislação, crimes de homofobia são tratados como racismo, com penas que variam de um a três anos, e devem ser julgados por varas federais. A previsão para o julgamento ainda não foi definida. A denúncia foi apresentada pelo ativista Agripino Magalhães.

O incidente ocorreu em 26 de junho de 2023, durante um comentário de Ratinho sobre a Parada Gay, tradicionalmente realizada na Avenida Paulista, em São Paulo. Carlos Massa, nome verdadeiro do apresentador, expressou sua oposição ao evento na avenida. “Deixa a Avenida Paulista para a família, para ir lá brincar com as crianças. Faz a Parada Gay no sambódromo. Lá pode, porque na minha opinião, a Parada Gay é um carnaval dos infernos. Parada Gay é um carnaval dos viados e das sapatão, é minha opinião”, disse ele.