
Parintins – O amazonense, natural do município de Parintins, José Ênio Espanholate Sobrinho, está apoiado o candidato a prefeito de Parintins Mateus e sua vice Vanessa, aliados a deputada estadual Mayra Dias, esposa do atual prefeito de Parintins, Bi Garcia. Vale lembrar que o parintinense foi preso em flagrante em 2023 pela polícia boliviana, após cometer crime de estelionato.
Nas redes sociais, Mayra Dias foi vista lado a lado com José Ênio. Logo, vários internautas e eleitores do município criticaram a aliança dos candidatos e da deputada com o criminoso.
Na época, o homem foi acusado de atrair um empresário boliviano identificado como Zenón Pedro Patiño para um prédio no centro da cidade de Carmen Rivero Torres, onde subtraiu da vítima a quantia de 620 mil Bobs (sigla da moeda boliviana).
O empresário estava interessado em comprar dinheiro brasileiro e foi atraído por José Ênio através de um site em que o parintinense anunciava ser o gerente de uma casa de câmbio.
O valor do dinheiro boliviano furtado, se for convertido em real equivale a mais de R$ 400 mil e estava dentro de uma bolsa que o golpista levava juntamente com outras duas pessoas, quando foi preso em uma blitz policial.
José Ênio e os comparsas que participaram do golpe respondem na Justiça boliviana pelo crime de fraude agravada e segundo informações o parintinense já responde por outros processos criminais na Justiça do Amazonas.