Paulo Guedes, ex-ministro da Economia durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), está considerando uma candidatura à Presidência da República em 2026, segundo o colunista Lauro Jardim do jornal O Globo, em coluna publicada no domingo, 25 de agosto.

De acordo com Jardim, Guedes já iniciou conversas com interlocutores para avaliar o cenário político da próxima eleição presidencial. O ex-ministro enxerga uma lacuna em seu campo ideológico, especialmente com Jair Bolsonaro inelegível e Tarcísio de Freitas, aparentemente, fora da disputa presidencial.

No entanto, a assessoria de Paulo Guedes afirmou ao Globo que ele não tem pretensões políticas e descarta qualquer candidatura em 2026.

A atuação de Paulo Guedes como ministro da Economia

Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia em 2020 e 2021 e pela invasão da Ucrânia pela Rússia, Paulo Guedes adotou uma visão estratégica para diferenciar o Brasil em um cenário global marcado por inflação alta, baixa atividade produtiva e incerteza em investimentos e insumos.

Guedes defendeu que a melhor estratégia para garantir um futuro econômico estável seria fortalecer a proximidade com mercados consumidores e manter boas relações com fornecedores globais, evitando envolvimentos em conflitos bélicos.

A política econômica de Jair Bolsonaro, sob a orientação de Guedes, buscou atender a esses princípios, aproveitando a escala do mercado interno e as relações comerciais na América Latina para reduzir custos logísticos. O Brasil também manteve uma postura neutra em conflitos internacionais, garantindo a continuidade no fornecimento de fertilizantes e diesel da Rússia, além de manter superávit comercial com a China, um feito notável no comércio internacional.