No segundo trimestre de 2024, o abate de bovinos no Brasil registrou um aumento de 17% em comparação ao mesmo período do ano anterior, considerando o peso das carcaças. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o total de bovinos abatidos alcançou 2,6 milhões de toneladas, um incremento de 377 mil toneladas em relação ao segundo trimestre de 2023.

Os principais produtores de carne bovina no Brasil são Mato Grosso, Goiás e São Paulo, que juntos respondem por 492,5 milhões de toneladas, ou 40% da produção nacional. O top 5 inclui também Minas Gerais, com o quinteto totalizando 60% da oferta nacional no período.

Segundo Bernardo Viscardim, supervisor da pesquisa do IBGE, o crescimento da produção ocorreu apesar da queda nos preços da carne e da expansão das exportações, que aumentaram 30%.

A expansão da oferta foi observada em quase todos os estados brasileiros, exceto no Rio Grande do Sul, que sofreu uma redução de 10% no trimestre e até 20% em maio devido às enchentes que impactaram a infraestrutura e as atividades agropecuárias.