Na última segunda-feira, 30, o ditador Nicolás Maduro deu início às festividades de Natal e Ano-Novo na Venezuela, antecipando as celebrações em seu programa de TV.

“De 1º de outubro a 15 de janeiro, digo desde já, com esta bela canção que vamos interpretar: Feliz Natal em paz e felicidade. Feliz Ano Novo, e nos vemos nas ruas e praças,” declarou Maduro.

Para marcar o início antecipado das festas, a canção infantil “Corre caballito” foi tocada. Durante o programa, Maduro também criticou a Conferência Episcopal, que lembrou que a liturgia do Natal é celebrada no dia 25 de dezembro. “Alguns homens de batina disseram que só haverá Natal se eles decretarem. Não, senhor de batina, você não decreta nada. Jesus Cristo pertence ao povo, e o Natal é celebrado quando o povo quiser,” afirmou.

Ele acrescentou que “temos que estar em celebração e felicidade, em festa permanente,” e convidou músicos populares e artistas internacionais, como Bonny Cepeda e Omar Enrique, a se apresentarem em “todas as praças e espaços públicos”.

Maduro, ao lado de aliados do chavismo, declarou que “está proibido se aborrecer de 1º de outubro a 15 de janeiro”. Em agosto, ele já havia anunciado a antecipação das celebrações de fim de ano.

A posse do novo mandato de Maduro está prevista para 1º de janeiro de 2025. No país, os principais supermercados já decoraram seus espaços e estão exibindo produtos típicos da temporada. As informações são do jornal O Globo.