O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou nesta quarta-feira (9) que o furacão Milton está se desenvolvendo para ser uma tempestade histórica e pediu aos moradores da Flórida que sigam as ordens de evacuação.

“Parece a tempestade do século”, afirmou Biden na Casa Branca. Ele destacou que muitas comunidades no caminho do furacão Milton não tiveram tempo de se recuperar após a passagem do furacão Helene, ambas em um curto intervalo de duas semanas.

Biden enfatizou a gravidade da situação, afirmando que as próximas 24 horas são cruciais e que “é literalmente uma questão de vida ou morte”.

Intensificação rápida e impactos abrangentes

O furacão Milton se intensificou rapidamente, alcançando a categoria 5, impulsionado pelo calor recorde das águas do Golfo do México. Embora possa diminuir de categoria, espera-se que cresça em tamanho, o que fará com que seus impactos perigosos se espalhem por uma área ainda maior.

Considerado a tempestade mais forte do planeta em 2024, Milton registrou ventos sustentados de 281 km/h. Em comparação, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e se intensificou para categoria 4 nas áreas de pântano.

As autoridades estão pedindo aos moradores, ainda se recuperando dos danos causados por Helene, que se retirem ou se preparem para outra tempestade potencialmente mortal.