No último domingo (13), a cantora Iza celebrou o nascimento de sua primeira filha, Nala, fruto de seu relacionamento com o jogador Yuri Lima, compartilhando uma foto da mãozinha da bebê. No entanto, a chegada da pequena gerou comentários preconceituosos nas redes sociais devido à pele clara da criança.

Na legenda da publicação, Iza emocionou seus seguidores ao citar a música “Anunciação”, de Alceu Valença:
“Que tu virias numa manhã de domingo, eu te anuncio nos sinos das catedrais.”

Apesar da ternura da mensagem, alguns internautas fizeram ataques racistas, referindo-se ao tom de pele da bebê. Comentários como “Não palmitem! A filha da Iza nasceu branca” rapidamente surgiram. O termo “palmitar” é uma gíria usada para descrever negros que mantêm relacionamentos com pessoas brancas, geralmente com conotação negativa.

Algumas críticas foram ainda mais severas:
“Branca? Não queremos” e “A Iza palmitou, levou chifre do branco, dublou Rei Leão, batizou a filha de Nala e, mesmo sendo um símbolo feminista preto, vai passar o resto da vida amando a filha branca, de um claro básico”, escreveu outro usuário.

Por outro lado, muitos internautas saíram em defesa da cantora, questionando o preconceito implícito nos comentários. Um deles destacou:
“O racismo foi um termo criado para descrever o que Hitler fazia com os judeus, que também eram brancos. É um dado histórico importante que muita gente desconhece, mas que irrita quem pratica racismo de forma gratuita.”

Até o momento, Iza não se pronunciou sobre as reações.