Um aluno de 5 anos testou positivo para influenza e foi internado na UTI de um hospital no sábado (12/10). Ele não resistiu e faleceu na segunda-feira (14/10), conforme relatado pela diretora da escola.

Em um vídeo, a educadora mostra 20 resultados de testes positivos para influenza, alertando pais e gestores escolares sobre a gravidade da situação.

“Estamos enfrentando algo muito preocupante e é minha responsabilidade social levantar esse alerta. Esses são os resultados de alunos, funcionários e familiares que testaram positivo”, afirma a diretora.

“Isso é sério! Não é uma simples ‘gripezinha’. Se seu filho estiver gripado, não mande para a escola. Estamos diante de um surto de Influenza, e Influenza mata!”, desabafa.

Ela também mencionou que a Vigilância Sanitária já foi acionada e a escola suspendeu as aulas para evitar novos casos.

Painel Viral

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida, em nota, informou que a Vigilância Epidemiológica foi até a escola assim que os casos surgiram. Testes virais foram realizados em crianças, professores e pais na rede particular, pois o exame não está disponível pelo SUS.

O laudo oficial do Instituto Médico Legal ainda não foi divulgado para confirmar a causa da morte da criança, que foi atendida em hospital particular.

A SMS destacou que está prestando total suporte, acompanhando os casos e agilizando os exames, inclusive para os assintomáticos.