O presidente da Rússia, Vladimir Putin, agradeceu à ex-presidente Dilma Rousseff por sua gestão à frente do banco dos Brics durante um encontro nesta terça-feira (22/10), no início das reuniões do bloco. “Agradecemos muito o que você fez nos últimos anos. Esta [banco dos Brics] é uma instituição financeira promissora e em bom desenvolvimento”, destacou Putin.

Desde abril de 2023, Dilma comanda a instituição financeira após ser indicada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante a cúpula, ela ressaltou que os Brics estão atravessando “uma nova etapa de amadurecimento” e defendeu uma expansão do bloco, que atualmente conta com Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. “Acredito que os Brics podem incluir outros países do Sul Global para identificar novas áreas de cooperação”, afirmou Dilma.

A 16ª cúpula dos Brics teve início nesta terça-feira em Kazan, na Rússia, e contará com reuniões de líderes até a próxima quinta-feira (24/10).