A meteorologia alerta para ventos com rajadas de até 100 km/h no Sul do Brasil devido à formação de um ciclone extratropical, previsto para se desenvolver na noite de quarta-feira (23) e madrugada de quinta-feira (24) entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ciclone será gerado pela interação de áreas de instabilidade com um centro de baixa pressão, adentrando o Brasil pelo oeste e sul do Rio Grande do Sul. A expectativa é de chuvas significativas e ventos fortes à medida que o fenômeno se intensifica.

Apesar da instabilidade, o sol poderá aparecer em alguns momentos, mas rapidamente poderá dar lugar a chuvas e ventanias, características desse tipo de ciclone. Embora sejam esperadas rajadas de até 100 km/h, o Inmet prevê que a maioria dos ventos deverá variar entre 50 e 70 km/h.

As instabilidades mais intensas estão previstas para o oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul, especialmente após o ciclone ganhar força no Uruguai e no norte da Argentina. Tempestades também são esperadas no oeste do Paraná e no centro-oeste de Santa Catarina.

Regiões próximas ao Uruguai, norte da Argentina e Paraguai têm maior probabilidade de receber volumes significativos de chuva e ventos fortes. Nas demais áreas, ventos intensos são esperados, mas a chuva deve ser menos intensa.

O ciclone extratropical deve alcançar o mar na sexta-feira (25), trazendo tempo seco e sol para o Sul do país, embora a faixa litorânea dos três estados ainda possa registrar ventos moderados.