
Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu o leste de Cuba neste domingo (10), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro foi registrado na costa sudeste, na província de Granma, próximo ao município de Bartolome Maso, conhecido por abrigar o quartel-general de Fidel Castro durante a Revolução Cubana.
O tremor foi sentido fortemente por moradores de Santiago de Cuba, a segunda maior cidade do país, e em áreas rurais próximas. Muitos relataram que foi o tremor mais intenso que já experienciaram.
“Casas e prédios balançaram, e objetos caíram das prateleiras”, disseram testemunhas à Reuters. Pequenos danos foram registrados em Pilon, uma localidade próxima ao epicentro.
A região, com muitas construções antigas, é mais suscetível a danos durante tremores. O terremoto ocorreu a uma profundidade de 14 quilômetros. Inicialmente avaliado com magnitude de 5,8, o tremor foi posteriormente corrigido para 6,8. Apesar da intensidade, o Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos afirmou que não há risco de tsunamis.