O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, será celebrado pela primeira vez como feriado nacional este ano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou em 21 de dezembro de 2023 o Projeto de Lei nº 3.268/2021, que eleva a data ao status de feriado nacional.

Antes da sanção, o feriado já era celebrado em seis estados e mais de mil cidades brasileiras. A data homenageia Zumbi dos Palmares, figura central na luta contra a escravidão durante o período colonial. A proposta, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), foi aprovada com 286 votos a favor, 121 contra e duas abstenções.

Símbolo de Resistência

Zumbi dos Palmares, nascido como Francisco, é reverenciado como o maior líder quilombola da América Latina e fundador do Quilombo dos Palmares, que chegou a abrigar 20 mil pessoas na Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL). Nascido livre, foi capturado e escravizado aos 6 anos por um padre, servindo à missa e aprendendo latim. Aos 15 anos, conseguiu fugir e retornou ao quilombo, onde se tornou o guerreiro Zumbi.

Em 1694, o quilombo foi destruído por uma expedição portuguesa. No ano seguinte, Zumbi foi capturado em uma emboscada, decapitado e sua cabeça foi exposta publicamente. Ele é símbolo da resistência negra e da luta contra a escravidão no Brasil.