
A última superlua de 2024 coincidirá com o feriado da Proclamação da República, nesta sexta-feira (15). O fenômeno, que ocorre quando a Lua cheia está mais próxima da Terra, fará com que o satélite natural pareça maior e mais brilhante no céu.
Segundo o Observatório Nacional (ON), o auge da superlua será às 18h28, pelo horário de Brasília, quando a Lua estará a cerca de 361.867 quilômetros da Terra, no ponto conhecido como perigeu. A fase cheia acontece devido ao alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua em lados opostos do planeta.
Visibilidade global
A superlua poderá ser vista em todas as regiões do mundo, desde que o céu esteja limpo. “Os observadores notarão uma Lua mais brilhante que o normal, mas as condições meteorológicas serão determinantes para a visibilidade”, explica Josina Nascimento, astrônoma do ON.
Histórico e curiosidades
A expressão “superlua” foi popularizada em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle. Em 2024, já ocorreram outras três superluas, nos dias 19 de agosto, 18 de setembro e 17 de outubro. O evento desta sexta marca o encerramento dessa sequência anual.