A Nike apresentou ao público seu primeiro tênis criado com tecnologia de impressão 3D, o Air Max 1000, durante a convenção ComplexCon, em Las Vegas (EUA). O modelo é resultado de uma parceria com a Zellerfeld, referência no uso dessa tecnologia para calçados.

Inspirado no clássico Air Max 1, de 1987, o Air Max 1000 mantém o design icônico, mas substitui a maior parte dos materiais tradicionais por um único composto flexível, com exceção da icônica bolsa de ar na entressola. A sola combina camadas de diferentes texturas e densidades para garantir suporte, enquanto o restante do calçado, totalmente impresso, é projetado para oferecer flexibilidade e conforto. O modelo dispensa cadarços, podendo ser calçado com facilidade.

Exclusividade e cores disponíveis

Durante o ComplexCon, a Nike disponibilizou mil pares do Air Max 1000 para os participantes, em cinco opções de cores: vermelho, laranja, branco, azul e preto. Apesar da distribuição limitada, ainda não há previsão para o lançamento do modelo ao público geral.

Embora o preço oficial não tenha sido divulgado, calçados similares da Zellerfeld custam entre US$ 159 (sandálias) e US$ 400 (tênis top de linha), sugerindo uma faixa de preço semelhante para o Air Max 1000.

A novidade reforça o pioneirismo da Nike em unir inovação tecnológica e design icônico, oferecendo um vislumbre do futuro da produção de calçados.