O deputado federal classificou a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, como “uma vergonha para o país”. Durante entrevista, o parlamentar condenou o comportamento de Janja, que ofendeu o empresário Elon Musk durante um evento no Rio de Janeiro.

“Janja pode ser esposa do presidente Lula, mas não tem envergadura nem postura para desempenhar o papel de uma primeira-dama à altura da liturgia do cargo”, afirmou.

A polêmica começou no sábado, 16, quando, em uma palestra no Cria G20 — apelidado de “Janjapalooza” —, a primeira-dama reagiu a uma buzina de navio que atrapalhou seu discurso. “Alô, acho que é o Elon Musk”, disse Janja, antes de completar em inglês: “Fuck you, Elon Musk” (algo equivalente a “Vai se f***”).

As declarações geraram repercussão negativa, tanto na imprensa internacional quanto entre parlamentares da oposição. Elon Musk, proprietário do Twitter/X e da Tesla, deve liderar um departamento no governo de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, a partir de janeiro.

Moção de repúdio para evitar conflito diplomático

Preocupado com possíveis repercussões diplomáticas, o deputado apresentou uma moção de repúdio à fala da primeira-dama na Câmara dos Deputados. O parlamentar anunciou que pretende levar o caso às autoridades norte-americanas.

“Assim que a moção for aprovada, o Parlamento brasileiro fará uma manifestação oficial a Musk, ao presidente dos Estados Unidos e ao Congresso americano”, afirmou. “Queremos deixar claro que o Brasil não compactua com essa baixaria promovida por quem se apresenta como primeira-dama.”