
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontra-se estável após passar por uma craniotomia na noite de segunda-feira (9). Segundo o cardiologista Roberto Kalil, Lula não sofreu lesões cerebrais e não apresentará sequelas.
“O presidente Lula está bem, falando normalmente e se alimentando”, afirmou Kalil em coletiva nesta terça-feira (10). Ele explicou que o presidente permanecerá na UTI por mais 48 horas, apenas por precaução.
Lula procurou atendimento médico após sentir dores de cabeça e apresentar sintomas gripais. Exames de imagem detectaram uma hemorragia intracraniana decorrente de uma queda sofrida no Palácio da Alvorada, em 19 de outubro.
Condição rara, mas tratável
O médico Rogério Tuma explicou que a hemorragia foi causada por um sangramento tardio, comum em algumas quedas. “O presidente já havia absorvido um primeiro sangramento, mas um segundo acabou comprimindo o cérebro”, esclareceu Tuma.
Kalil garantiu que o hematoma foi totalmente drenado e que Lula não apresenta comprometimentos cerebrais. O presidente deve realizar tomografias semanais de controle e, se tudo correr bem, poderá retornar a Brasília na próxima semana.
Acompanhamento de Janja e repouso recomendado
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, acompanhou o presidente desde Brasília até o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lula permanece em repouso e não tem previsão de retomada de suas atividades. Segundo Kalil, ele está consciente, tranquilo e fez perguntas típicas de pacientes em recuperação.