A Arábia Saudita foi confirmada como sede da Copa do Mundo de 2034, após votação realizada nesta quarta-feira (11) durante o Congresso extraordinário da Fifa, que reuniu representantes das 211 associações filiadas em uma videoconferência. O país era o único candidato e propôs a utilização de 15 estádios distribuídos em cinco cidades: Neom, Jidá, Abha, Riade e Al Khobar.

Com a escolha, o Oriente Médio sediará o torneio pela segunda vez em 12 anos, após a Copa do Mundo no Catar, em 2022. Apesar de ter recebido uma avaliação de 4,2 de 5 no processo de candidatura, a escolha saudita enfrenta críticas de organizações de direitos humanos, que pressionam a Fifa a reconsiderar a decisão. A Noruega foi uma das nações a registrar protestos formais contra a escolha.

Copa do Mundo de 2030

As sedes para a Copa de 2030 também foram definidas. Portugal, Espanha e Marrocos dividirão a organização principal do torneio, enquanto os três primeiros jogos serão realizados na América do Sul, em Uruguai, Paraguai e Argentina, em homenagem ao centenário da primeira Copa do Mundo, realizada em 1930 no Uruguai.