A confraternização de fim de ano do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus ministros foi remarcada para sexta-feira, 20, após ser inicialmente agendada para quinta-feira, 19. A mudança ocorreu devido à recuperação do presidente, que foi submetido a cirurgias após um acidente no Palácio da Alvorada.

Lula foi internado em São Paulo na madrugada de terça-feira, 10, após sofrer um sangramento interno na cabeça causado por uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, em outubro. O presidente passou por uma cirurgia de emergência e, em seguida, uma segunda operação para evitar novos sangramentos. Após receber alta do Hospital Sírio-Libanês no domingo, 15, Lula se recupera em sua residência em São Paulo, com previsão de retornar a Brasília na quinta-feira.

Na tarde desta segunda-feira, 16, os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil) viajaram a São Paulo para visitar o presidente. Padilha informou que Lula pretende realizar a confraternização com ministros, presidentes de bancos públicos e comandantes das Forças Armadas, mas que o formato do evento ainda será definido conforme a evolução de sua recuperação e as orientações médicas.

O ministro enfatizou que, apesar do momento de recuperação, o presidente continua “em plena atividade, cuidando e conduzindo o país”.