
Trabalhadores do transporte público de Manaus anunciaram um possível início de greve para quinta-feira (19), caso a parcela do 13º salário da categoria não seja paga até o dia acordado. De acordo com a assessoria do Sindicato dos Rodoviários, a paralisação foi aprovada em assembleia realizada no dia 12 e já foi legalizada.
O presidente do sindicato, Givancir Oliveira, explicou que a greve foi formalizada para o dia 19, caso o pagamento não seja realizado até o prazo estipulado. A data limite para o pagamento é 20 de dezembro, mas um acordo previa que a quantia fosse quitada até esta terça-feira (18).
Se o pagamento não ocorrer conforme o combinado, a greve terá início à zero hora de quinta-feira, com 50% da frota operando para garantir o transporte de passageiros.
A assessoria do Sindicato afirmou que a greve está legalizada e destacou que a categoria aguarda o pagamento de um direito legítimo. “Nosso objetivo não é greve, mas sim que os empresários cumpram com a palavra. A última greve registrada em Manaus foi há quase seis anos e não tem relação com a prefeitura, que tem cumprido sua parte. O foco agora é o comportamento dos empresários, principalmente do Sinetram”, disseram.