
A tábua de mármore mais antiga do mundo, gravada com os Dez Mandamentos, foi leiloada por mais de R$ 30,8 milhões nesta quarta-feira, 18. A informação é da Sotheby’s, empresa responsável pelo leilão.
A Sotheby’s acredita que a pedra de 52 kg foi lapidada entre os anos 300 e 800 d.C., durante o período romano bizantino. A tábua foi descoberta em 1913, durante escavações para a construção de uma linha ferroviária no sul da atual Israel. Com inscrições em paleo-hebraico, foi encontrada próxima a antigos templos. Inicialmente, seu significado não foi reconhecido, e a tábua acabou sendo usada como pavimento em frente à casa de um morador por 30 anos, com a inscrição virada para cima e exposta às intempéries.
Foi somente quando o arqueólogo Jacob Kaplan reconheceu sua importância que o objeto foi adquirido por ele. Depois, passou pelo Museu da Torá, em Brooklyn, antes de ser comprado por um colecionador privado, seu último proprietário antes do leilão.
Antes da venda, especialistas expressaram cautela sobre a autenticidade da peça. Brian Daniels, diretor de pesquisa do Penn Cultural Heritage Center, alertou sobre a possibilidade de falsificações, embora tenha reconhecido a possibilidade de ser um item autêntico.
A Sotheby’s, por sua vez, destacou que o objeto foi amplamente estudado por especialistas renomados e citado em diversos artigos e livros acadêmicos, incluindo uma publicação recente deste ano.







