Brasília- DF- Brasil- 18/12/2014- O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participa da solenidade comemorativa dos 10 anos da reforma do Judiciário. Na foto, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. (José Cruz/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou seus ministros para um almoço nesta sexta-feira (20/12), no Palácio da Alvorada, em clima de confraternização de fim de ano. O encontro marca o retorno de Lula a Brasília após tratar de um sangramento no cérebro em São Paulo.

Com formato mais leve e duração reduzida, a reunião atende às recomendações médicas, já que o presidente segue em recuperação das recentes cirurgias na cabeça. Diferente das extensas reuniões ministeriais, desta vez não haverá prestação de contas setorial.

O almoço ocorre em meio a especulações sobre possíveis mudanças no alto escalão do governo. Lula avalia trocar alguns ministros e já expressou descontentamento com a comunicação do Executivo.

“Há um erro no governo na questão da comunicação, e eu sou obrigado a fazer as correções necessárias para que a gente não reclame de que não estamos nos comunicando bem”, afirmou o presidente.

Entre as possíveis alterações, está a troca na Secretaria-Geral da Presidência, hoje sob o comando de Márcio Macêdo. Também há rumores de ajustes em ministérios ocupados por indicações partidárias, como as do União Brasil, em uma tentativa de reforçar a base parlamentar do governo.