
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou nesta quinta-feira (2/1) um vídeo em sua conta na rede social X, acusando o Partido dos Trabalhadores (PT), do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de conduzir o Brasil rumo ao mesmo destino da Venezuela.
“Faça simples comparações e tire suas conclusões”, escreveu Bolsonaro ao compartilhar o vídeo de um comentarista alinhado à direita. No conteúdo, o narrador afirma que o PT contribuiu para transformar a Venezuela em um país marcado por crise e êxodo.
O vídeo descreve uma sequência de migração forçada na Venezuela, começando pelas classes mais abastadas e terminando com os pobres que não conseguiram deixar o país.
“Os caras [PT] ajudaram a fazer na Venezuela. O êxodo começou com quem tinha dinheiro e foi descendo para as classes mais baixas. No final, ficaram os pobres e quem estava preso ao sistema.”
O material também acusa o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de financiar os governos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro, contribuindo para a crise no país vizinho.
“Na prática, o país virou um inferno. Foram 20 anos de destruição com apoio do PT, que utilizou dinheiro público brasileiro via BNDES para campanhas e projetos na Venezuela.”
A publicação gerou debates nas redes sociais, polarizando opiniões entre apoiadores e críticos do ex-presidente.








