Usuários da rede social X contestaram informações divulgadas nesta sexta-feira (10) pelo perfil da GloboNews sobre o recurso “notas da comunidade”. A ferramenta, utilizada no X, plataforma de Elon Musk, e que será adotada pela Meta no Instagram e Facebook, permite que a checagem de fatos seja feita pelos próprios usuários.

Na publicação da GloboNews, foi reproduzida uma declaração do jornalista Octavio Guedes, feita durante o programa GloboNews Mais. Guedes afirmou que o recurso estaria disponível apenas para contas verificadas no X.

– O que é notas da comunidade? No X, só pode dar nota quem é verificado, e você tem que pagar por isso. Então, não é bem comunidade. É de pagantes, de assinantes […] A nota da comunidade não substitui a checagem dos fatos. Ponto. Essa história de notas da comunidade é apenas cortina de fumaça […] O fim da checagem de fatos transforma o que é ruim em péssimo – declarou Guedes.

Entretanto, internautas rebateram a informação, destacando que o acesso às “notas da comunidade” não é restrito a contas verificadas. Eles alegaram que o sistema funciona de forma mais ampla, permitindo que diversos usuários contribuam para a checagem colaborativa.