A influenciadora digital catarinense Ianka Cristini e seu marido, Bruno Martins, foram presos nesta terça-feira (14) sob suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes relacionado ao jogo de azar Fortune Tiger, conhecido no Brasil como Jogo do Tigrinho. A operação, batizada de Lance Final, foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

A ordem de prisão, emitida pela Vara Regional de Garantias de Itajaí, também resultou no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva em cidades de Santa Catarina, São Paulo e Paraíba.

Como funcionava o esquema, segundo o MPSC:

O casal usava versões de demonstração do jogo para simular ganhos milionários e atrair seguidores para se cadastrarem e apostarem.
Os investigados lucravam com cadastros realizados e com uma porcentagem dos valores apostados e perdidos pelos participantes.
Além disso, bens de luxo, como apartamentos, carros esportivos de alto padrão (McLaren, BMW, Cadillac), e ativos financeiros foram bloqueados por ordem judicial.

Operação e impacto

A operação foi liderada pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Brusque. As redes sociais dos investigados, com mais de 16 milhões de seguidores no total, foram desativadas. Ianka, de 28 anos, se apresentava como multimilionária, prometendo ganhos fáceis sem sair de casa.

O que fazer se você foi vítima do esquema:

O MPSC orienta possíveis vítimas a seguir os passos abaixo:

  1. Contatar o número (47) 99165-2791 via WhatsApp.
  2. Fornecer nome completo, endereço, CPF ou RG com cópia do documento.
  3. Informar a data e o local onde ocorreu o acesso à plataforma.
  4. Especificar se deseja representar criminalmente contra os investigados.
  5. Fazer um relato dos fatos, indicando prejuízos sofridos.
  6. Anexar comprovantes de pagamento, prints ou documentos que demonstrem os danos.

O Gaeco é uma força-tarefa formada por diversas instituições de segurança pública e faz parte da repressão a organizações criminosas em Santa Catarina.