Um detento em saída temporária foi identificado como o assassino do delegado Josenildo Belarmino, morto a tiros em São Paulo na última terça-feira (14). O suspeito, de 25 anos, foi visto disfarçado de entregador de aplicativo durante os disparos, mas sua identidade ainda não foi divulgada para não prejudicar as investigações.

O delegado Josenildo, de 32 anos, havia sido nomeado para a corporação há menos de oito meses e estava no cargo há dois meses. Ele foi assassinado enquanto estava de folga, na Rua Amaro Guerra, na Chácara Santo Antônio, Zona Sul da capital. Em imagens de câmeras de segurança, o delegado é abordado por um criminoso em uma moto, que o revistou ao perceber que ele estava armado antes de disparar contra ele. O policial chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

O crime gerou grande repercussão e foi comentado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que garantiu que a investigação será conduzida até a punição dos responsáveis. Josenildo, natural de Chã Grande, Pernambuco, estava também na lista de aprovados da Polícia Civil de seu estado natal, mas havia se mudado para São Paulo após ser nomeado em maio de 2024.