A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro será a representante de Jair Bolsonaro na posse do presidente norte-americano Donald Trump. Segundo Bolsonaro, Michelle terá um tratamento especial durante a cerimônia devido à relação próxima com Trump. Ela embarca neste sábado, 18, pelo Aeroporto Internacional de Brasília. Também estão confirmadas as presenças de Flávio e Eduardo Bolsonaro no evento.

Jair Bolsonaro mencionou que pretendia aproveitar a ocasião para dialogar com líderes de direita, como Viktor Orbán, da Hungria; Javier Milei, da Argentina; Giorgia Meloni, da Itália; e Nayib Bukele, de El Salvador. Ele destacou sua amizade com Trump, que permaneceu mesmo após ambos deixarem seus cargos.

Apesar de não comentar os detalhes da decisão judicial que o impede de viajar, Bolsonaro expressou insatisfação e disse que ainda busca vias legais para reaver o passaporte, afirmando: “Não sou réu em nada, não devo nada para ninguém.”

Olho em 2026

Bolsonaro também antecipou planos para as eleições de 2026. Flávio deve buscar a reeleição ao Senado pelo Rio de Janeiro, enquanto Eduardo pode se candidatar ao Senado por São Paulo. Carlos deverá concorrer a deputado federal pelo Rio, e Jair Renan poderá disputar uma vaga como deputado federal por Santa Catarina.

O ex-presidente destacou nomes como Tarcísio de Freitas, Jorginho Mello, Luciano Zucco, Gustavo Gayer, Bia Kicis e Nikolas Ferreira como figuras promissoras para fortalecer a direita. Ao elogiar Nikolas, Bolsonaro ressaltou a importância da renovação política e criticou a falta de jovens lideranças no PT.