Nesta quinta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e garantiu que, se depender dele, não haverá novos cortes de gastos. A declaração foi feita durante conversa com jornalistas no Palácio do Planalto.

– Meu compromisso é com a responsabilidade fiscal. Se houver necessidade, o governo se reunirá para discutir. Mas, se depender de mim, não haverá mais nenhuma medida fiscal – afirmou.

Lula também comentou sobre a votação do Orçamento de 2025, prevista para ocorrer no Congresso apenas após o Carnaval. Segundo ele, o texto deve ser aprovado “com todas as restrições possíveis a qualquer gasto, mas nenhuma a qualquer investimento”.

O presidente reforçou a preocupação do governo com a estabilidade fiscal.

– Estabilidade fiscal é fundamental para este governo e para mim. Queremos responsabilidade fiscal e o menor déficit possível, porque queremos que este país dê certo – declarou.

Ainda nesta quinta, o Tesouro Nacional divulgou os dados das contas públicas de 2024, apontando um déficit primário de R$ 11 bilhões, sem considerar os gastos com a tragédia no Rio Grande do Sul.