Uma quadrilha especializada no furto de Toyota Hilux utiliza um arsenal de equipamentos para burlar sistemas de segurança e desmanchar os veículos para revenda de peças. O grupo age com rapidez, deixando poucos rastros, e já fez pelo menos 31 vítimas apenas neste ano, segundo a Polícia Civil.

Entre os dispositivos usados estão bloqueadores de rastreamento, aparelhos que ligam veículos sem chave e copiadores de chaves. Apesar de ilegais, esses equipamentos podem ser facilmente encontrados à venda por preços acessíveis na internet, como bloqueadores de rastreador por apenas R$ 68, o que evidencia o desafio para a segurança pública.

As investigações já duram mais de um ano. Na semana passada, a polícia localizou um galpão onde mecânicos realizavam o desmanche dos veículos furtados. No local, foram apreendidas peças automotivas e equipamentos utilizados nos crimes, incluindo um bloqueador de rastreamento conectado à central eletrônica de um dos carros roubados.

“Identificamos o veículo furtado e encontramos o aparelho plugado à centralina, que inibe o rastreamento instalado pelo seguro ou pelo proprietário, facilitando a ação dos criminosos”, explicou o delegado Felype Utsch, da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores (DEICTRAN).