O Ministério Público do Trabalho (MPT) de São Paulo abriu, na última segunda-feira (3), um inquérito civil para investigar possíveis fraudes trabalhistas na contratação de funcionários para a financeira LuizaCred, criada em parceria entre Magazine Luiza e Itaú. O procurador Rodrigo Barbosa de Castilho está conduzindo o caso.

A LuizaCred oferece serviços bancários, como empréstimos consignados, financiamentos e cartões de crédito, nas lojas Magazine Luiza.

A denúncia que motivou a investigação do MPT aponta que a empresa contrata funcionários como comerciários do varejo, em vez de bancários ou financiários, categorias que têm salários mais altos. O caso foi inicialmente publicado pelo portal Metrópoles.

Embora a LuizaCred se apresente como “uma das maiores financeiras do Brasil”, ela afirma ter menos de 50 funcionários. Além disso, há suspeitas de irregularidades na terceirização de serviços, o que poderia ser uma forma de evitar o cumprimento de direitos trabalhistas.

A assessoria de imprensa do Itaú afirmou que as operações da LuizaCred atendem às normas legais do Banco Central e à legislação trabalhista brasileira, e que o banco cooperará com as autoridades competentes para esclarecer os fatos.