Sendo otimista, para dizer o mínimo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (6) que a economia “vive seu melhor momento” e que a inflação “está totalmente controlada”.

— Onde está ruim? O dólar está elevado porque houve especulação contra a moeda, mas já está voltando à normalidade. A inflação está totalmente controlada. Pode variar 0,5 ponto para cima ou para baixo, mas está sob controle. Não há motivo para dúvidas: o Brasil continuará crescendo, gerando emprego e aumentando salário — declarou Lula.

— Somos um dos países que mais cresceram no mundo — acrescentou.

O petista afirmou que “tudo é motivo para um desandar da carruagem na questão do preço dos alimentos”. Durante entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia, ele reforçou a intenção de dialogar com o setor produtivo e atacadista para conter a alta dos preços e disse que seu objetivo é garantir que os valores sejam compatíveis com a renda da população.

Lula voltou a demonstrar confiança na economia brasileira, prevendo um crescimento do PIB de 3,5% a 3,7% neste ano. No entanto, o mercado financeiro projeta desaceleração a partir de 2025, com a mediana do relatório Focus indicando crescimento de 2,06% para o próximo ano.