
ácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (6) que o controle dos preços dos alimentos depende da “conscientização” e “sabedoria” da população. Diante da alta nos preços, ele sugeriu que os brasileiros deixem de comprar produtos caros para forçar a redução dos valores.
– Se você vai ao supermercado e desconfia que um produto está caro, não compra. Se todo mundo tiver essa consciência, quem vende terá que baixar o preço, senão a mercadoria estraga. Isso faz parte da sabedoria humana. É um processo educacional que precisamos incentivar – declarou Lula em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia.
Demonstrando otimismo, o petista garantiu que o governo trabalha para conter a inflação dos alimentos.
– Estou convencido de que vamos resolver esse problema logo, logo – afirmou.
“TROCAR A FRUTA”
Essa não é a primeira recomendação do governo sobre o consumo de alimentos. Em janeiro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sugeriu que a população substitua a laranja por outra fruta caso os preços estejam elevados.
– Se o preço internacional está tão caro quanto aqui, o que se pode fazer? Mudar a fruta que consumimos. Em vez da laranja, pode-se escolher outra. Não adianta baixar a alíquota [de importação] se não há oferta externa suficiente – disse na época.