Na manhã desta quinta-feira (13), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Astreia para desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes eleitorais nas eleições municipais de Nilópolis (RJ) em 2024. A investigação apura compra de votos, fraude à cota de gênero, apropriação indevida de recursos eleitorais e lavagem de dinheiro.

Durante a operação, agentes federais apreenderam um veículo de alto valor histórico e colecionável: um Ford Shelby V8 302, encontrado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O carro, cobiçado por colecionadores, foi identificado como parte do patrimônio adquirido pelo grupo com recursos ilícitos.

As investigações começaram em outubro de 2024, quando 24 pessoas foram presas em flagrante em Nilópolis, portando grandes quantias em dinheiro, supostamente destinadas à compra de votos. O aprofundamento das apurações revelou um esquema sofisticado de corrupção eleitoral, envolvendo candidaturas fictícias e uma rede de apoio formada por políticos locais e servidores públicos.

Além do veículo de colecionador, os agentes apreenderam R$ 172 mil em espécie, celulares, mídias e documentos na residência do principal alvo da operação.

Os suspeitos poderão responder por organização criminosa, corrupção eleitoral, fraude à cota de gênero, apropriação indevida de recursos eleitorais e lavagem de dinheiro.