
O Brasil enfrenta, a partir desta segunda-feira (17), a terceira onda de calor de 2025. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno atinge inicialmente partes de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, avançando depois para Goiás e Bahia.
A massa de ar quente e seco, que já atuava em regiões do Sudeste, Sul e Nordeste, se intensificou no domingo (16), elevando as temperaturas em mais de 5°C acima da média climatológica. O Inmet alerta que a onda de calor deve persistir até pelo menos quinta-feira (20), representando riscos à saúde, especialmente quando as temperaturas permanecem elevadas por mais de cinco dias consecutivos.
Esta é a terceira onda de calor registrada no país em 2025. A primeira ocorreu entre 17 e 23 de janeiro, e a segunda entre 2 e 12 de fevereiro, ambas impactando principalmente o Rio Grande do Sul. Durante a última onda, o Inmet chegou a emitir um alerta vermelho de grande perigo, válido também para Santa Catarina e Paraná.
O estado gaúcho tem sido um dos mais afetados, com temperaturas superiores a 40°C em várias cidades. Em Porto Alegre, os termômetros registraram 39,3°C no último episódio de calor extremo.