
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado em 2022. A acusação se baseia no relatório da Polícia Federal, que, em novembro do ano passado, concluiu pelo indiciamento de Bolsonaro e outras 36 pessoas.
Os denunciados e os crimes imputados:
- Jair Messias Bolsonaro
- Alexandre Rodrigues Ramagem
- Almir Garnier Santos
- Anderson Gustavo Torres
- Augusto Heleno Ribeiro Pereira
- Mauro César Barbosa Cid
- Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
- Walter Souza Braga Netto
Todos são acusados dos seguintes crimes:
✅ Golpe de Estado
✅ Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
✅ Organização criminosa
Caso o Supremo Tribunal Federal (STF) aceite a denúncia, Bolsonaro e os demais se tornarão réus e passarão a responder a um processo penal.
Base da denúncia
A PGR se baseou no relatório da Polícia Federal, que indicou a participação de Bolsonaro e aliados na suposta tentativa de ruptura institucional. Entre os investigados estavam:
- Walter Braga Netto, ex-ministro e candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro em 2022.
- Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator.
- Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional.
- Alexandre Ramagem, deputado federal (PL-RJ) e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
- Valdemar da Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro.
O caso segue agora para análise do STF, que decidirá se aceita ou não a denúncia.