Após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar Jair Bolsonaro (PL) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe, o Partido dos Trabalhadores (PT) solicitou à Corte o credenciamento da TVPT – canal da sigla no YouTube – para transmitir ao vivo o julgamento.

No ofício enviado ao STF, o partido pede autorização para cobrir a sessão que julgará o ex-presidente e outros investigados, além de futuros casos relacionados.

— Queremos estar lá porque será um momento histórico, que vai parar o país, quase uma Copa do Mundo — afirmou Jilmar Tatto, secretário de Comunicação do PT, à Folha de S. Paulo.

Tatto argumenta que a tentativa de golpe configura um caso de “interesse público” e que a transparência do julgamento é essencial para garantir amplo acesso às informações e fortalecer a confiança na atuação do STF na defesa da ordem democrática.

— A transmissão pela TVPT ampliará o alcance do julgamento, permitindo que mais brasileiros acompanhem os debates e decisões que impactam a democracia e o Estado de Direito — destaca o ofício.

O partido também menciona o artigo 220 da Constituição, que assegura a liberdade de imprensa.

Aliados de Lula veem a transmissão como uma oportunidade para desgastar Bolsonaro e recriar a atmosfera da CPI da Covid-19, como apontado pela coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles.

Em 2021, a CPI da Covid gerou grande engajamento nas redes sociais, com perfis dedicados a acompanhar os trabalhos em tempo real. Os canais Camarote da CPI e JaIrme’s Vaccina Race, por exemplo, reuniam mais de 264,7 mil seguidores e contribuíram para a checagem de declarações e a formulação de questionamentos na comissão.