
O papa Francisco, de 88 anos, segue em estado crítico pelo quarto dia consecutivo devido a uma pneumonia dupla, mas sua condição é estável e sem novas crises respiratórias, informou o Vaticano nesta terça-feira (25).
Internado há 12 dias no hospital Gemelli, em Roma, sua mais longa hospitalização como pontífice, Francisco mantém parâmetros circulatórios estáveis, apesar do prognóstico reservado.
O Vaticano confirmou que o papa tem se movimentado no quarto, se alimentado normalmente e trabalhado ocasionalmente, além de ter se reunido com o cardeal Pietro Parolin para tratar de processos de canonização.
A pneumonia dupla foi descrita como uma infecção “complexa”, causada por múltiplos microrganismos. O papa, que já teve parte do pulmão removida na juventude devido a pleurisia, é mais vulnerável a complicações respiratórias.
Milhares de fiéis se reuniram na Praça de São Pedro para rezar por sua recuperação, enquanto o cardeal hondurenho Óscar Rodríguez Maradiaga declarou que “ainda não é hora de ele ir para o céu”.