
Na quinta-feira (27), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, rebateu a posição dos Estados Unidos sobre as sanções que impôs a plataformas digitais. Durante uma sessão por videoconferência, Moraes enfatizou a soberania do Brasil e o cumprimento de decisões judiciais, afirmando: “Deixamos de ser colônia em 1822.”
As declarações vieram um dia após o governo dos EUA criticar medidas do ministro contra empresas norte-americanas que operam redes sociais. Moraes também mencionou a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), há 73 anos nos Estados Unidos, para defender a autodeterminação dos povos e a independência das nações.
— Com coragem, estamos construindo uma República independente e democrática — destacou.
Na quarta-feira (26), o governo brasileiro divulgou nota criticando o posicionamento dos EUA, que, por meio do Departamento de Estado, alertou que bloquear acesso à informação ou multar empresas americanas seria “incompatível com a liberdade de expressão.”
Suspensão do Rumble
Na semana passada, Moraes determinou a suspensão da rede social Rumble, alegando que a empresa opera sem representação no Brasil. Documentos do processo indicam que os advogados da plataforma renunciaram ao mandato, sem que novos representantes fossem nomeados.







