
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará pronunciamentos em cadeia nacional de rádio e TV a cada 15 dias, anunciando medidas e programas do governo federal. A iniciativa, conforme a Folha de S.Paulo, segue recomendação do novo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Sidônio Palmeira, com o objetivo de aumentar a popularidade do presidente.
O primeiro pronunciamento foi exibido na última segunda-feira (24), quando Lula anunciou o pagamento da poupança estudantil do programa Pé-de-Meia e a gratuidade dos medicamentos da Farmácia Popular.
Com uma linguagem informal, o chefe do Executivo buscou se aproximar do eleitor e destacar as ações do governo. A decisão de realizar os pronunciamentos ocorreu após Lula afirmar que nem seus ministros estavam cientes das realizações do governo.
— Ora, se o ministério não sabe, o povo, muito menos — afirmou o presidente durante a comemoração dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores, no último sábado (22).
— Cabe ao governo fazer as coisas corretas e dar informações. Porque um governo que não dá informações, às vezes, não tem como militante defender. E eu sei que nós não demos as informações — completou.