O papa Francisco, de 88 anos, enfrentou uma crise isolada de broncoespasmo e uma piora repentina em sua condição respiratória nesta sexta-feira (28), mas respondeu bem ao tratamento, informou a Santa Sé. O pontífice teve um episódio de vômito com inalação, o que agravou sua condição respiratória no início da tarde.

Ele iniciou ventilação mecânica não invasiva e apresentou boa resposta à troca de gases. Segundo a nota oficial, Francisco permaneceu consciente e colaborou com os médicos durante o procedimento.

O papa foi internado em 14 de fevereiro devido a uma bronquite com infecção polimicrobiana, que evoluiu para uma pneumonia bilateral, condição que gerou preocupação devido à sua idade e a parte de um pulmão removido na juventude.

Na quinta-feira (27), Francisco fez fisioterapia respiratória, mas respeitou o repouso prescrito desde sua internação. À tarde, ele rezou na capela de seu apartamento na Policlínica Gemelli, onde fiéis levaram flores e velas em apoio à sua recuperação. O papa também seguiu com suas tarefas de trabalho, como estudar e assinar documentos.

Por causa do estado de saúde, todos os eventos de sua agenda para este sábado (1º) foram cancelados, incluindo a oração do Angelus no domingo (2).