A Grande Rio, penúltima escola a desfilar na Marquês de Sapucaí na madrugada desta terça-feira (4), levou para a avenida um incentivo fiscal recorde de R$ 15 milhões do governo do Pará, o maior da história do Carnaval. A informação foi divulgada em setembro de 2024 pelo jornal O Globo.

Em nota, o governo paraense afirmou que a decisão de homenagear o Estado partiu da própria escola. “Essa homenagem não envolve nenhum patrocínio por parte do Estado do Pará, que se sente imensamente honrado em ter sua história e sua cultura representadas no Carnaval do Rio de Janeiro”, declarou.

Presente no evento, o governador Helder Barbalho (MDB) compartilhou um vídeo em suas redes sociais mostrando os preparativos para o desfile. Na postagem, exaltou o enredo Pororocas Parawaras: As águas dos meus encantos nas contas dos curimbós, assinado pelos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad.

“Está chegando a hora”, escreveu Barbalho. “Daqui a pouco, 1h da manhã, Grande Rio na avenida. É o Pará! São as Pororocas Parawaras. E você vai poder ver muita coisa bonita sobre a cultura do nosso Estado, sobre as nossas origens, sobre as nossas riquezas e lindezas.”

Nas imagens, o governador veste uma camiseta com a frase O coração da Amazônia bate forte na Sapucaí! e declara: “Pé quente para uma grande vitória. Vem com a gente, bora sacudir, energia boa e o Pará em primeiro lugar.”