Em meio à queda de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), as intenções de voto no petista começam a diminuir até mesmo em redutos tradicionalmente de esquerda, como o Nordeste. Uma pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta quarta-feira (5), mostra que Jair Bolsonaro (PL) tem se aproximado do atual presidente na região.

No Rio Grande do Norte, onde Lula venceu Bolsonaro em 2022 com 65,1% dos votos contra 34,9%, o cenário mudou significativamente. Segundo o levantamento, o petista tem 35,2% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 30,5%. Com margem de erro de 2,9 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.

A pesquisa também avaliou a gestão do governo Lula entre os eleitores potiguares. Para 32,8%, a administração é ótima ou boa, enquanto 43,3% a classificam como ruim ou péssima. Quando questionados sobre a aprovação do governo, 46% responderam positivamente, enquanto 51,1% disseram desaprovar a gestão.

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 21 de fevereiro, com 1.220 eleitores entrevistados em 59 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, com um índice de confiança de 95%.