
As prefeituras de Salvador e Fortaleza destinaram R$ 640 mil para a contratação da cantora e ministra da Cultura, Margareth Menezes, no Carnaval de 2025. O valor, equivalente a mais de um ano de seu salário bruto como ministra, foi revelado nesta sexta-feira (14) pelo portal Metrópoles.
Entre 27 de fevereiro e 3 de março, Margareth fez sete apresentações nas duas capitais, sendo três bancadas pelas prefeituras, três com apoio do governo baiano e uma do setor privado. Tanto a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT-BA) quanto a assessoria da artista não divulgaram os valores dos contratos estaduais.
O uso de verba pública estadual e municipal para a contratação da ministra contraria uma decisão da Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP), que, em março de 2023, determinou que Margareth Menezes deveria “se abster de receber remuneração, vantagens ou benefícios dos entes públicos de qualquer esfera de Poder”.
Contudo, a CEP, atualmente com seis dos sete conselheiros indicados por Luiz Inácio Lula da Silva, alterou seu entendimento e passou a permitir apresentações financiadas por Estados e municípios, desde que sem incentivos federais à cultura.
Os contratos foram firmados sem licitação, por meio da empresa Pedra do Mar Produções Artísticas Ltda., que gerencia a carreira da cantora. Margareth Menezes era sócia da produtora até agosto, quando transferiu sua participação para a empresária Jaqueline Matos de Azevedo.