Após Manaus ser devastada pelas chuvas, o prefeito David Almeida anunciou nesta quinta-feira (20) medidas emergenciais e investimentos para minimizar os impactos das tempestades na capital. Em coletiva no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), ele destacou a instalação de radares meteorológicos dentro de duas semanas para melhorar o monitoramento climático.

“Hoje estão chegando representantes de uma empresa mexicana para instalar radares meteorológicos. A prefeitura já adquiriu nove estações meteorológicas, e, em duas semanas, elas começarão a operar na Zona Oeste”, afirmou.

Segundo Almeida, os radares atuais não oferecem dados precisos, e o novo investimento, considerado mais caro que um viaduto, garantirá informações exatas sobre volume e distribuição das chuvas. “Só São Paulo possui esse equipamento, mas ele é essencial para Manaus”, explicou.

Solidariedade e investimentos em áreas de risco

O prefeito lamentou a morte de uma militante que tentava resgatar famílias durante um desbarrancamento na comunidade Fazendinha, Zona Norte. Ele reforçou que a prefeitura investe na remoção de moradores de áreas de risco, mas ressaltou que ainda há 52 mil moradias irregulares.

“Nós alertamos, mas, infelizmente, tivemos essa perda. Manaus tem 1.600 áreas de risco mapeadas, e estamos trabalhando para reduzir esse número. Tecnologia e informação serão nossas aliadas”, afirmou.

Além disso, a prefeitura seguirá enviando alertas via SMS e intensificará ações para evitar tragédias. “Foram 40 anos sem políticas públicas nessa área, mas estamos avançando. Ontem, retiramos 21 famílias da comunidade Fazendinha. Seguiremos reduzindo o déficit habitacional e prevenindo desastres”, completou.

Show de Sidney Magal

Sobre o show de Sidney Magal em comemoração ao aniversário do Mirante Lúcia Almeida, David Almeida rechaçou críticas e disse que a oposição não pautará a prefeitura.

“Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Como dizia minha mãe: ninguém presta na boca de quem não vale nada. Fazendo ou não fazendo, vão falar. O maior investimento no Centro de Manaus merece ser celebrado”, finalizou.