A seleção brasileira sofreu uma humilhante derrota por 4 x 1 para a Argentina nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo, aumentando a pressão sobre o técnico Dorival Júnior. O Brasil, que vinha de vitória por 2 x 1 sobre a Colômbia, foi dominado pelos atuais campeões mundiais na terça-feira.

A goleada começou cedo, com Julián Álvarez balançando as redes logo aos quatro minutos. Após passe de Thiago Almada, o atacante driblou dois marcadores e finalizou com precisão no canto direito de Bento.

“Fizemos um grande jogo com humildade e demos um show”, disse Álvarez. “Vencer por 4 x 1 é um resultado histórico. Estamos orgulhosos e felizes por garantir a classificação.”

O empate entre Uruguai e Bolívia garantiu à Argentina a vaga para a Copa do Mundo de 2026, tornando-se a primeira seleção sul-americana classificada. Mesmo sem Lionel Messi e Lautaro Martínez, lesionados, os argentinos mostraram superioridade e ampliaram o placar com Enzo Fernández, aos 12 minutos, após bela troca de passes com Rodrigo de Paul, Almada e Álvarez.

O Brasil esboçou reação aos 26 minutos, quando Cristian Romero falhou e Matheus Cunha aproveitou para diminuir. Mas a Argentina retomou o controle rapidamente: Alexis Mac Allister fez o terceiro aos 37, após jogada coletiva e cruzamento de Fernández.

A Albiceleste manteve a pressão e sacramentou a goleada no segundo tempo, com Giuliano Simeone fechando o placar aos 26 minutos. Com isso, o Brasil sofreu sua pior derrota na história das eliminatórias.

A Argentina lidera com folga, somando 31 pontos em 14 jogos, enquanto a Venezuela, sétima colocada, ocupa a vaga da repescagem após vencer o Peru por 1 x 0.