
A Polícia Civil divulgou nesta segunda-feira (31) o balanço da Operação “HERA”, realizada em março em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Durante a ação, a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) efetuou 81 prisões em flagrante.
Segundo a delegada Patrícia Leão, titular da DECCM Centro-Sul, o nome da operação faz referência à deusa grega Hera, que, na mitologia, enfrentou traições e violência psicológica. “Escolhemos esse nome para simbolizar a luta contra a violência que muitas mulheres enfrentam”, explicou.
Além das prisões em flagrante, foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão. Comparado ao mesmo período de 2024, houve um aumento de 133% no cumprimento de mandados. A delegacia também solicitou 282 medidas protetivas à Justiça.
Para Patrícia Leão, o combate à violência doméstica exige ações contínuas. “É essencial intensificar campanhas e operações. Muitas mulheres ainda sentem medo ou vergonha de denunciar”, destacou. Ela reforçou a importância da rede de apoio, como o SAPEM (Serviço de Apoio Emergencial à Mulher), que oferece assistência social, jurídica e psicológica às vítimas.
A delegada também lembrou que o Disque 180 não é apenas um canal de denúncias, mas um serviço de orientação. “Se a mulher tem dúvidas sobre estar vivendo uma situação de violência, pode ligar. Profissionais capacitados vão orientá-la e, se necessário, encaminhá-la para a delegacia”, concluiu.